Teilen
Recursos valiosos,‌ formação e oportunidades de financiamento partilhados pela Light for the World
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌

Ver o boletim informativo no navegador Web

Logo of Light for the World
Se isto lhe foi reencaminhado, subscreva aqui

Olà ,

Saudações da Beira, Moçambique.

Tenho o prazer de partilhar que esta edição do boletim informativo começa e termina com destaques do meu país:

  1. Juntamente com o Fórum das Associações Moçambicanas de Pessoas com Deficiência (FAMOD) e o Design Innovation Group, lançámos um guia prático sobre práticas de dados inclusivas para o planeamento de programas humanitários.
  2. Em fevereiro, a Light for the World Moçambique, No Means No Worldwide e a Girl Child Rights organizaram uma formação para facilitadores do Manual de empoderamento de auto defesa para jovens com deficiência.

É claro que também recomendo a leitura da parte central do boletim informativo, que aponta para recursos úteis, publicações, eventos, formações e oportunidades de financiamento!

Tem destaques e boas práticas para partilhar do seu país? Entre em contacto connosco através deste formulário.   

Com os melhores cumprimentos,

Milton Chifuca

Gestor de Pograma

Boas leituras


Dados importantes

Capa de "Como Criar um Ecossistema de Dados Inclusivos em
Situações de Emergência"

"Como Criar um Ecossistema de Dados Inclusivos em Situações de Emergência" serve de guia para os actores humanitários interessados em criar um ecossistema de dados inclusivo para melhorar o acesso das pessoas com deficiência e dos idosos à assistência humanitária. A ferramenta introduz a ferramenta Survey for Inclusive Rapid Assessment (SIRA), concebida para identificar as barreiras e os factores que estes grupos encontram quando procuram assistência humanitária. Salienta a forma como as práticas de dados inclusivos podem promover a equidade na programação humanitária.

Centro de dados sobre deficiência

O Centro de Dados sobre a Deficiência é uma iniciativa de dados abertos do Grupo do Banco Mundial com acesso a dados de desenvolvimento desagregados por deficiência. A plataforma fornece análises comparáveis utilizando múltiplas fontes de dados, ferramentas de utilizador para a análise de dados e recursos para promover o conhecimento sobre dados relativos à deficiência.

Participação das OPDs em programas de microempresas inclusivas

O que é um envolvimento significativo com as Organizações de Pessoas com Deficiência (OPD) e porquê é que é importante para o crescimento de empresas inclusivas? O novo resumo explora a forma como as OPDs no Quénia estão a ajudar a criar ecossistemas empresariais inclusivos para microempresários com deficiência. Com base no Programa de Negócios Inclusivos, o resumo destaca três estratégias eficazes: sensibilização, reforço das capacidades e colaboração regional. Saiba como construir sistemas inclusivos com pessoas com deficiência, e não apenas para elas: https://bit.ly/OPDInsightBrief

Capa «Envolvimento das OPDs em programas inclusivos para microempresas»

Facilitadores para a inclusão de pessoas com deficiência: jovens agentes de mudança que põem a inclusão em ação

Capa «Facilitadores da inclusão da
deficiência»

Os Facilitadores para a Inclusão da Deficiência (DIFs) são jovens com deficiência que recebem formação para promover a inclusão da deficiência em locais de trabalho, instituições e programas de desenvolvimento. Com mais de 100 DIFs atualmente activos em 11 países, o movimento está a ganhar força.  

Saiba mais sobre o seu trabalho, dicas de inclusão e o que se segue para o modelo DIF aqui.

Eventos e iniciativas

13 de maio - 17 de julho de 2025: Série de aprendizagem à hora do almoço “Inclusive Futures”  

Durante os meses de verão, a Inclusive Futures, em conjunto com o financiador, UK Aid, organizam três webinars à hora do almoço para partilhar a aprendizagem prática do trabalho com ONGIs, organizações de pessoas com deficiência e parceiros governamentais para integrar a inclusão nos planos e políticas de educação existentes:

Logótipo da Inclusive Futures

19 de maio - 22 de junho de 2025: Nomeie a sua solução inovadora para os Zero Project Awards 2026!

Todos os anos, o Zero Project convida agentes de mudança de todo o mundo - independentemente do sector, da dimensão da organização ou do país - a nomear soluções inovadoras para os Zero Project Awards. O convite à apresentação de candidaturas do Projeto Zero 2026 (#ZeroCall26) centra-se nos temas da acessibilidade, das TIC e da resposta a crises.

As soluções são avaliadas com base na sua inovação, impacto e escalabilidade, tudo com o objetivo de promover a implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD).

O convite à apresentação de candidaturas para o Projeto Zero abre na segunda-feira, 19 de maio de 2025, e encerra no domingo, 22 de junho de 2025. A Conferência do Projeto Zero terá lugar no Gabinete das Nações Unidas em Viena, Áustria, de 18 a 20 de fevereiro de 2026.

3-5 de junho de 2025: Conferência África Inclusiva    

A Conferência Inclusive Africa, organizada pela inABLE, é o maior evento sobre deficiência e inclusão digital em África. O tema deste ano é "Escalar a acessibilidade digital através da inovação e do empreendedorismo". Terá lugar em Nairobi, no Quénia, de 3 a 5 de junho de 2025, sendo também possível a participação virtual. Além disso, a inABLE está a organizar watch parties em vários países, incluindo o Gana, a Nigéria, o Sudão do Sul, Uganda e Etiópia. Se estiver interessado em participar, entre em contacto com William Oluchina, especialista em advocacia na Light for the World.  

Vais estar presente na conferência? Não hesite em ligar-se à Light for the World.

A ordem de trabalhos e todos os outros pormenores podem ser consultados aqui.

16 - 26 de junho de 2025: Reuniões de junho sobre o clima

As reuniões preparatórias da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (CQNUAC) realizar-se-ão em Bona, na Alemanha: Reuniões de junho sobre o Clima (SB 62). Durante esta reunião, será elaborado um novo Plano de Ação de Género para a CQNUAC, para o qual o Consórcio Internacional para a Deficiência e o Desenvolvimento (IDDC), juntamente com outros intervenientes, apresentou recomendações no sentido de incluir a interseccionalidade e a inclusão da deficiência. Além disso, está planeado um evento paralelo sobre a ação climática inclusiva da deficiência e sensível ao género, em colaboração com a International Disability Alliance (IDA), o European Disability Forum (EDF), o IDDC e o CBM-UK, para 19 de junho, das 10h30 às 11h45 (CET). O IDDC tem alguns crachás adicionais, presenciais e online, que a IDA irá partilhar com as OPDs.

Se estiver envolvido no SB 62 ou quiser saber mais, entre em contacto com Jennifer Pitter-López, especialista em clima na Light for the World.

Oportunidades de formação


Bolsa de estudo: Mestrado em Estudos da Deficiência, Direitos e Inclusão

A Universidade de Leeds está a oferecer cinco Bolsas de Estudo de Mestrado à Distância da Commonwealth totalmente financiadas para o Mestrado em Estudos sobre Deficiência, Direitos e Inclusão a tempo parcial , com início em setembro de 2025. Estas bolsas, financiadas pelo Conselho de Bolsas de Estudo da Commonwealth do Reino Unido, cobrem todas as propinas académicas e incluem um subsídio de £2225 para equipamento/suporte. Os candidatos elegíveis devem ser cidadãos ou refugiados de países da Commonwealth, como o Gana, a Índia, o Quénia, Moçambique, a Nigéria e o Ruanda. Os critérios de elegibilidade estão listados aqui. O prazo de candidatura termina a 20 de maio de 2025 (16:00 GMT).

Gostaria de tornar os eventos da sua organização mais amigos do ambiente?

A People in Need desenvolveu um workshop interativo, baseado em cenários, que ajuda os trabalhadores humanitários e de desenvolvimento a organizar formações, reuniões, conferências e outros eventos de forma a gerar menos resíduos, poluição do ar e emissões de gases com efeito de estufa. No dia 15 de maio, das 10:00 às 12:00 CEST, a organização organizará uma formação de formadores em linha para os trabalhadores humanitários interessados em facilitar este tipo de workshop aos seus colegas. Os participantes receberão orientações passo a passo e ferramentas práticas que podem ser facilmente adaptadas ao seu contexto. Pode registar-se nesta ligação.

Webinar da Comunidade de Prática: Trabalhar com mulheres com deficiência e cuidadoras

Está a implementar projetos de Desenvolvimento Inclusivo Baseado na Comunidade (CBID)? Gostaria de aprender com outras pessoas de todo o mundo sobre as suas experiências? A CBM tem o prazer de convidá-lo para a próxima comunidade de prática CBID na segunda-feira, 2 de junho, às 16h00 CEST. O tema do webinar será o trabalho com mulheres com deficiência e cuidadoras. Parceiros da Guatemala e do Togo compartilharão as suas experiências. O webinar oferecerá interpretação ao vivo em inglês, francês e espanhol. Se estiver interessado, pode inscrever-se através deste formulário.

Oportunidades de financiamento


Financiamento de ideias arrojadas para a saúde mental e o bem-estar dos jovens

A iniciativa Being procura propostas para o financiamento de ideias inovadoras destinadas a melhorar a saúde mental dos jovens em 12 países (Colômbia, Equador, Gana, Índia, Indonésia, Marrocos, Paquistão, Roménia, Senegal, Serra Leoa, Tanzânia e Vietname). A tónica é colocada em estratégias de prevenção e promoção dirigidas a jovens carenciados com idades compreendidas entre os 10 e os 24 anos, em contextos urbanos e peri-urbanos. O financiamento varia entre 250 000 dólares canadianos para projectos em fase inicial e 1 500 000 dólares canadianos para abordagens testadas em escala. É dada preferência a organizações lideradas por jovens. O prazo de candidatura termina a 24 de junho de 2025 (18:00 GMT). Visite este site para obter mais informações e a Solicitação de Propostas detalhada.

Programa de pequenas subvenções da Fondation Mérieux

A Fundação Mérieux apoia projectos que melhoram a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças infecciosas. A Fundação dá prioridade a projectos com um forte envolvimento local: ligações com as autoridades locais, associações locais e participantes no projeto, especialmente mães e crianças. Os projectos selecionados receberão um apoio financeiro até 5.000 euros. O formulário para a segunda sessão do ano está disponível a partir de 1 de maio de 2025, ver mais pormenores aqui.

Apelo a soluções para cidades inclusivas e sustentáveis

O Centro para Cidades Resilientes e Inclusivas, acolhido pelo Fundo Mundial para a Deficiência, está a lançar um convite à apresentação de soluções de inovação em pequena escala para cidades inclusivas e sustentáveis. O convite está aberto a ONG internacionais, organizações nacionais da sociedade civil, OPDs e outros actores com experiência comprovada em cidades inclusivas e resilientes, com enfoque nas pessoas com deficiência. Para mais informações, clique aqui. O convite visa selecionar estrategicamente cerca de 5 propostas, cada uma com um valor médio de 200 mil dólares. Prevê-se que os programas tenham uma duração máxima de 12 meses. O prazo para apresentação de propostas é 1 de junho de 2025, por correio eletrónico para .globaldisabilityfundcalls@undp.org

Destaques da Web


O GAJO SURDO por Isaac Muhumuza

Foto de Isaac

Isaac, um Associado de Inclusão de Deficiência na Light for the World Uganda, baseia-se na sua experiência de vida para escrever sobre deficiência auditiva e deficiência.  O seu objetivo é promover uma maior compreensão e inclusão dos jovens com deficiência na Uganda. Mais informações: https://thedeafguyy.mystrikingly.com

Contribuir para o mapa global das OPDs!

A investigadora Anna Landre está a apoiar a criação de um mapa global e de um diretório de Organizações de Pessoas com Deficiência (OPDs). Leia o post de Anna no LinkedIn para saber mais e coloque a sua OPD no mapa adicionando o seu perfil organizacional aqui: https://tinyurl.com/mapopd (o inquérito está disponível em inglês, francês e espanhol)

Jovens contadores de histórias africanos brilham no concurso criativo We Can Work

Centenas de jovens africanos com deficiência apresentaram as suas histórias únicas num concurso inédito. O Concurso de Narrativas We Can Work recebeu centenas de participações, desde ensaios e arte a filmes e fotografias, de contadores de histórias com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos da Etiópia, Quénia, Uganda, Ruanda, Senegal, Gana e Nigéria.  

No Dia Internacional do Trabalhador, a Light for the World revelou os 16 contadores de histórias vencedores. Pode ver as histórias e a lista completa dos vencedores aqui.

Foto da vencedora geral, Dra. Racheal Kalinaki, Uganda

Encontro RINGO: Aprender, Conectar, Agir

RINGO significa “Re-imagine INGOs” e tem liderado debates e iniciativas-piloto sobre a forma de remodelar o sector do desenvolvimento. Em meados de fevereiro, organizaram um evento de aprendizagem de dois dias. O seu último boletim informativo resume as sessões e partilha gravações e outros recursos.  

Um mundo mais seguro e mais inclusivo

Em fevereiro, a Light for the World Moçambique, No Means No Worldwide e a Girl Child Rights formaram 28 facilitadores (entre eles 14 mulheres) no Manual de empoderamento de autodefesa. Estes facilitadores irão formar jovens com deficiência nas escolas e nas comunidades, garantindo que mais jovens se tornem fortes e seguros!

Quer saber mais?

Milton Chifuca (Gestor de Programas na Light for the World) publicou um resumo no LinkedIn e tem todo o gosto em partilhar mais informações por correio eletrónico.

As suas actualizações e comentários


Ajude-nos a melhorar e a enriquecer esta newsletter preenchendo este pequeno formulário.

Se tiver recursos e informações a partilhar para a próxima edição, publique-os aqui.

Light for the World International

Niederhofstraße 26, 1120 Vienna, Austria
Telefon: +43/1/810 13 00, Fax: +43/1/810 13 00 – 15
E-Mail: info@light-for-the-world.org


Unsubscribe


Email Marketing by ActiveCampaign