Teilen
Recursos valiosos,‌ formação e oportunidades de financiamento partilhados pela Light for the World
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌

Ver a newsletter no navegador da Web

Logótipo da Light for the World

Olá ,

Bem-vindo à segunda edição da Partnership Insights!

É com grande entusiasmo que partilhamos a nossa última edição, com ideias que vão desde a ação humanitária inclusiva à saúde ocular e à educação inclusiva.

A secção de eventos apresenta eventos importantes para os próximos meses. Entre estes, a Conferência dos Estados Partes na Convenção dos direitos das pessoas com deficiência (COSP17) é um momento crucial para muitos de nós, oferecendo oportunidades de colaboração, aprendizagem e sensibilização.

Neste boletim informativo, partilhamos uma atualização de Shishu Sarothi, da Índia, e queremos incentivar todos os nossos parceiros a partilharem as suas notícias e ideias. Temos o prazer de anunciar um espaço para "opiniões de especialistas" no nosso Web site, com as suas contribuições.

Obrigado pelo vosso empenho e apoio contínuo. O nosso impacto não seria possível sem os nossos parceiros. Esperamos que esta edição seja informativa e inspiradora, à medida que continuamos a nossa viagem juntos em direcção a uma mudança positiva e duradoura.

Saudações calorosas,

Emma

Coordenadora de Comunicação para Parceria e Advocacia

Light for the World


Se isto lhe foi reencaminhado, subscreva aqui

Boa leitura


Diagrama dos nove compromissos para com as pessoas afectadas por crises

Novas Normas Humanitárias Fundamentais 

Notícias empolgantes - as Normas Humanitárias Fundamentais foram atualizadas. Este são normas globais para a qualidade e a responsabilidade na ação humanitária. A nova versão tornou-se mais centrada nas pessoas, de fácil utilização e acessível, destacando a Responsabilidade para com as Populações Afectadas, bem como a inclusão das pessoas com deficiência. Visite https://www.corehumanitarianstandard.org para saber mais e descarregar a brochura em inglês, francês e outras línguas.

Destaques da ação humanitária inclusiva

O Grupo de Referência para a Deficiência (DRG) é constituído por organizações de pessoas com deficiência (OPD), organizações não governamentais (ONG) e agências das nações unidas (ONU), redes inter-agências, agências multilaterais e bilaterais, sector privado, académicos e outros empenhados em promover a inclusão de pessoas com deficiência na ação humanitária. O boletim informativo de fevereiro destaca:

  • Um artigo sobre a avaliação das perguntas do Grupo de Washington,

  • Uma lista de dadores para uma resposta rápida,

  • E uma ligação para a ferramenta de aprendizagem em linha - Introdução à Ação Humanitária Inclusiva.

Todas as edições anteriores do boletim mensal podem ser acedidas aqui: https://www.internationaldisabilityalliance.org/content/drg-newsletters

Descobrir práticas discriminatórias sistémicas e combater a violência baseada no género

Existe uma elevada incidência e prevalência de violência baseada no género entre mulheres e raparigas com deficiência, que só pode ser compreendida através de uma lente interseccional. É por isso que a Light for the World e a Girl Child Rights, com o financiamento da Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento, desenvolveram uma ferramenta prática: a pirâmide da discriminação interseccional. Ao explorar o sexismo e o capacitismo, a ferramenta explica como e porquê a intersecção do género e da deficiência resulta num maior risco de violência baseada no género entre as mulheres e as raparigas com deficiência. A nível comunitário, pode ser utilizada para identificar e combater a violência baseada no género contra mulheres e raparigas com deficiência. A ferramenta também será traduzida para português - por isso, continue a consultar o nosso sítio Web.

Página de rosto da publicação

Estudo: Experiências fora da escola de jovens com deficiência

Um estudo recentemente publicado fornece informações sobre as experiências dos jovens com deficiência que abandonaram a escola mais cedo do que o desejado. A investigação participativa foi realizada na Etiópia, no Gana e na África do Sul e revela que os jovens com deficiência tiveram experiências semelhantes relacionadas com barreiras sociais, ambientais e de saúde. O principal fator que levou ao abandono escolar foi "a perda de redes e relações de apoio social fundamentais". O estudo conclui com recomendações sobre a ética dos cuidados e da atenção. Aceder ao estudo completo.

Eventos e iniciativas

23 - 25 de abril de 2024: Fórum Regional de África sobre Desenvolvimento Sustentável

Logótipo do 10º Fórum Regional Africano sobre Desenvolvimento Sustentável

A 10ª sessão do Fórum Regional Africano sobre Desenvolvimento Sustentável terá lugar em Adis Abeba, em abril. O evento é organizado pela Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), a Comissão da União Africana, o Banco Africano de Desenvolvimento e outras organizações das Nações Unidas e tem como objetivo analisar os progressos, os desafios e as oportunidades na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2063. Os eventos paralelos e prévios terão lugar de 17 a 22 de abril.

Vários colegas da Light for the World participarão no evento. Também vai lá estar? Por favor, entre em contacto com Elie Bagbila, Chefe de Direitos e Advocacia.

25 de abril de 2024: Submeter resumos para o Congresso Mundial de Reabilitação

O Congresso Mundial de Reabilitação realiza-se em Abu Dhabi de 23 a 25 de setembro de 2024. Pode submeter o seu resumo até 25 de abril, sobre os seus resultados de investigação, estudos de caso ou projectos inovadores para o avanço das práticas de reabilitação em todo o mundo. As inscrições antecipadas para a conferência estão abertas até 1 de junho.

16 de maio de 2024: Dia Mundial da Sensibilização para a Acessibilidade

No dia 16 de maio, assinalamos o Dia Mundial da Sensibilização para a Acessibilidade. O objetivo é fazer com que todos falem, pensem e aprendam sobre o acesso e a inclusão digitais. Gostaria de participar? Gostaríamos muito de ouvir a sua "melhor dica" sobre acessibilidade. Entre em contacto com Emma Fullerton.

11 - 13 de junho de 2024: 17ª Sessão das Conferências dos Estados Partes na CDPD (COSP17)

A COSP17 terá lugar em junho, na sede da ONU, em Nova Iorque. O tema geral será "Repensar a inclusão da deficiência na atual conjuntura internacional e na perspetiva da Cimeira do Futuro", com os seguintes subtemas

  1. Cooperação internacional para promover inovações e transferências tecnológicas para um futuro inclusivo

  2. Pessoas com deficiência em situações de risco e de emergência humanitária

  3. Promover o direito das pessoas com deficiência a um trabalho digno e a meios de subsistência sustentáveis

Os participantes de organizações da sociedade civil que já tenham estatuto ECOSOC podem inscrever-se até 20 de maio: https://indico.un.org/event/1010562/. Podem também candidatar-se à acreditação ECOSOC até 22 de abril: https://www.surveymonkey.com/r/cosp17-ngos

Se não puder deslocar-se a Nova Iorque, consulte o sítio Web da COSP17, uma vez que as sessões são normalmente transmitidas em linha.

25 - 27 de junho de 2024: 2030 In Sight Live

A Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) vai organizar o seu principal evento para reunir líderes, inovadores e agentes de mudança para discutir e atuar sobre a Estratégia In Sight 2030. A conferência realiza-se na Cidade do México e também pode ser participada em linha. 2030 In Sight tem como objetivo acabar com a perda de visão evitável e apela a todas as partes interessadas para

  • ELEVAR a visão como uma questão económica, social e de desenvolvimento fundamental.

  • INTEGRAR a saúde ocular em sistemas de cuidados de saúde mais alargados.

  • ACTIVAR a mudança dos pacientes, dos consumidores e do mercado.

Todas as informações sobre o evento em direto podem ser encontradas aqui: https://www.iapb.org/learn/our-events/2030-in-sight-live-mexico/

Oportunidades de formação


Kaya: Plataforma de aprendizagem gratuita para o sector humanitário

Kaya é uma Academia de Liderança Humanitária gratuita. A plataforma oferece quase 800 cursos. Consulte o catálogo de cursos aqui.

A plataforma pode ser acedida em inglês, francês, espanhol ou árabe e os cursos estão disponíveis em muitas outras línguas. A aplicação móvel Kaya permite-lhe descarregar o conteúdo dos cursos quando está online e continuar a aprender quando está offline.

Educação Inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem

A Light for the World e a Enabling Education Network (EENET) estão a oferecer um curso em linha gratuito sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (UDL). O curso destina-se principalmente a professores e educadores, mas também a funcionários de escolas ou da educação. O curso dura cerca de 10 horas e aborda a forma de planear as aulas e a importância da colaboração no UDL.

Educação Inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem - Curso Online Gratuito

Vídeo de introdução ao curso

Ashoka: Como influenciar a forma como as pessoas pensam para mudar o funcionamento da sociedade

A Ashoka oferece um curso online gratuito em inglês (e espanhol) para aprender os conceitos básicos do pensamento sistémico e do trabalho com os governos. Os seis módulos permitir-lhe-ão desenvolver a sua própria estratégia sobre como influenciar a forma como as pessoas pensam. O curso é aplicável a qualquer contexto social.

Oportunidades de financiamento


Pesquisa de subvenções

  1. Bond, a rede britânica de organizações que trabalham no domínio do desenvolvimento internacional, disponibiliza uma base de dados com oportunidades de financiamento.

  2. O Web site da Comissão Europeia apresenta todos os convites à apresentação de propostas e concursos. A pesquisa avançada permite-lhe filtrar as oportunidades de financiamento para o seu país ou região. 

Fundação Conservação, Alimentação e Saúde

A Conservation, Food and Health Foundation procura proteger o ambiente, melhorar a produção alimentar e promover a saúde pública em África, na Ásia, nas Caraíbas, na América Latina e no Médio Oriente. A fundação apoia organizações sediadas nos países do respetivo projeto com 25.000 - 50.000 USD por ano. O próximo prazo para a apresentação de nota conceptual é 1 de julho. Para mais informações: https://cfhfoundation.grantsmanagement08.com/

Destaques da Web


Ampliar as vozes para um processo eleitoral inclusivo na Índia

Shishu Sarothi e o Centro Nacional de Promoção do Emprego para Pessoas com Deficiência realizaram uma consulta regional com altos funcionários do governo e pessoas com deficiência de Assam e de outros estados do Nordeste da Índia. Como a Índia tem cerca de 10 milhões de eleitores com deficiência, é fundamental garantir que o processo eleitoral seja verdadeiramente inclusivo. Para saber mais.

SPARK - Sparking Inclusive Rural Transformation

Logótipo da SPARK

A plataforma de recursos em linha SPARK apresenta vários recursos sobre a inclusão da deficiência nas economias rurais.  Pode encontrar respostas às perguntas mais comuns relacionadas com a inclusão da deficiência nas perguntas frequentes, nos tópicos de aprendizagem e nos recursos descarregáveis. Pode também subscrever o boletim informativo para se manter atualizado. O sítio Web está acessível em inglês, francês e português.

Pedido de contribuições

Notícias empolgantes: Estamos agora a incluir contribuições de parceiros no Web site internacional da Light for the World! Se tiver uma ideia, entre em contacto com Emma Fullerton.

Notícias mensais da Light for the World

Mantenha-se informado sobre o que está a acontecer na Light for the World! Mensalmente, estamos agora a apresentar destaques de notícias de tamanho reduzido. Veja o News Wrap de março e leia sobre um concurso de talentos para dançarinos, vocalistas e instrumentistas com deficiência na Uganda, participação política inclusiva em Quénia e muito mais.

Imagem: Mauen Makuac Riak, um estudante de 15 anos, e a sua mãe sorrem juntos numa sala de aula, depois de terem participado numa formação em língua gestual. "Quero continuar os meus estudos para me tornar um professor como um dos facilitadores da Light
for the World que me tem dado formação em língua gestual", diz Mauen. Direitos de autor: Nema Juma / Light for the World

As suas actualizações e comentários


Ajude-nos a melhorar e a enriquecer esta newsletter preenchendo este pequeno formulário.

Se tiver recursos e informações a partilhar para a próxima edição, publique-os aqui .

Light for the World International

Niederhofstraße 26, 1120 Vienna, Austria
Telefon: +43/1/810 13 00, Fax: +43/1/810 13 00 – 15
E-Mail: info@light-for-the-world.org


Unsubscribe


Email Marketing by ActiveCampaign